Misau – Ministério da Saude de Moçambique

No Ministério da Saúde de Moçambique (Missau) é responsável pela aplicação da politica de saude no domínio privado, publico e comunitário em todo o território de Moçambique.

No site da Misau podemos encontrar informação sobre o Gabinete do ministro, a Direcção nacional de Saúde Publica, a Direcção nacional de planificação e cooperação, Direcção Nacional de Assistência medica, Direcção de Recursos humanos do Ministério da Saúde de Moçambique e muito mais.

Na área de Programa da Misau temos a informação sobre Saúde Mental, Malária, Saúde da Mulher e da Criança, Saúde Oral, Saúde Escolar e do adolescente, PAV programa alargado de vacinação, tuberculose e lepra.

Em Epidemias/Endemias temos o Departamento de Epidemiologia e a informação de diversas doenças.

Podemos também encontrar informação sobre HIV/SIDA, Medicamentos e seu licenciamento em Moçambique, rede sanitária, Laboratórios, formação, legislação, área de cooperação, pesquisa e investigação, serviços ao cidadão do misau, entre outras.

Pode consultar tudo sobre o Misau- Ministério da Saúde de Moçambique em http://www.misau.gov.mz

Post navigation

52 comments for “Misau – Ministério da Saude de Moçambique

  1. 21 de Agosto de 2017 at 13:56

    sou araujo machirica, funcionario da MDN, venho atraves desta denucia os maus tratos prepetrdos no hospital de matola gare, sou PVHS em tratamento mas no dias em que fico indisponivel devido o caracter detrabelho, minha esposa, tem passado maus tratos e falta de consideracao e atensao dos agentes de saude desta. humilhandos, e tentando estorquir para o levantamento de medicamento gratuitos ARVs. muito nao disse. 848780633

  2. Jaime Pedro Mucatha
    4 de Julho de 2017 at 11:08

    Ao
    Gabinente de combate a Corrupaçao
    Cabo Delgado

    Assunto: Denúncia
    Nos ultimos meses de 2016, e no inicia deste anos verificou-se a contratação do pessoal a cargo de concelheiro leigos nos Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) de Chiúre Provincia de C. Delgado, de referir que alguns de nós fomos suplentes do concurso realizado em 2016 pela Ariel, esperavamos ser solicitado em casos de uma vaga do genero, mesmo assim não nos conformamos visto que os apurado na sua maioria não são residente deste distrito, e os poucos residentes são familiares dos proprios enfermeiros.
    Actualmente estão sendo contrados clandestinamente sem abertura de concurso bastando exibir valores monetários é contratado e colocado num dos centro de saúde. Dai que denuncio o seguinte.
    1º Contratação do pessoal a corgo de conselheiros leigos por parte dos SDSMAS de Chiúre sem observancia do preconizado do artigo 34 nº 1 do ERGFAE.
    2º A respectiva contratação nao obedece os criterios de seleção ora proposto para aquele cargo que são:
    a) Ser individuo residente no mesmo distrito
    b) Nivel de escolaridade equivalente a 10ª Classe
    c) Falar fluentemente a lingua local
    d) Disponibilidade para trabalhar qualquer ponto do distrito e entre outros.
    3º exigências de valores monetário para o preenchimento das vagas a cargo de conselheiro e pessoal de apoio (serventes).
    De salientar os ultimos conselheiros contratados pela SDSMAS não se benificiaram de nenhuma formação especifica do aconselhamento e testagem estando neste momento a exercer as funções de conselheira nas diferentes unidades sanitária do distrito de Chiure. Como se não bastasse há rumores de existencia de pacientes com falços posetivos que foram submetido ao tratamento antiretrovirais, e posteriormente suspenso por se confirmar serem doentes negativos.
    Essa informação é do conhecimento do Médico do distrito, o Médico do Hospital e outros que integram o programa: O supervior Distriatal tanto como Provincial do Ariel, Saude Mental entre outros.
    Na contratação dos mesmo são cobrados valores que variam de 10 mil meticais à 20 mil facto que nos impede por não possuir esse valor.

    N/B sou anónimo por temer represália mas citei algumas individualidades que poderam de boa vontade colaborar nesta denúncia.

    Chiúre, Junho de 2017

  3. felizardo Liborio
    10 de Junho de 2017 at 22:51

    sou felizardo Liborio funciona do aparelho de estado em nkantha-CHifunde-tete. natural de domue- angonia tete. vi por meio desta reclamar que fui recuado hospital de domue alegado que estava atrasado com meu filho e criança estava desmaiar. então minha é será que doença tem momentos/prevê? num momento não reagi porque a malária da criança tinha subido minha senhora só esta chorar isso aconteceu no sábado dia 10/06/2017. e lamento bastante pelo o que aconteceu e peço vossa intervenção superior.

  4. felizardo Liborio
    10 de Junho de 2017 at 22:47

    sou felizardo Liborio funciona do aparelho de estado em nkantha-CHifunde-tete. natural de domue- angonia tete. vi por meio desta reclamar que fui recuado hospital de domue alegado que estava atrasado com meu filho e criança estava desmaiar. então minha é será que doença tem momentos/prevê? num momento não reagi porque a malária da criança tinha subido minha senhora só esta chorar isso acontenceu

  5. Honesto Albano Mungatane
    26 de Maio de 2017 at 11:19

    Honesto Albano Mungatane Sou técnico de medicina Preventiva formado na província de Manica procuro vaga para mim enquadrar ainda mim encontro desemprego .

  6. Tobias Avelino Pacate
    22 de Maio de 2017 at 10:53

    Sou Tecnico da Medicina Preventiva e procuro vaga mas nao encontro. peco ajuda. 845697362 ou 862302563

  7. Tobias Avelino Pacate
    22 de Maio de 2017 at 10:51

    Sou Tecnico da Medicina Preventiva e procuro vaga mas nao encontro. peco ajuda

  8. Angela
    20 de Abril de 2017 at 18:05

    Venho por este meio reclamar k fui excluida das consultas do HCM por um medico ginecologista s justificacao por parte do mesmo
    Agoradeco explicacao

  9. 14 de Abril de 2017 at 18:12

    tou a procura de um instuto medio de ciencias e saude para uma formacao

  10. Xavier Augusto Chivangue
    7 de Setembro de 2016 at 09:39

    Saudações, eu Xavier Augusto Chivangue de 21anos de idade natural da província de maputo distrito de Matutuine localidade de bela vista, niciei o curso de técnico de farnancia do segundo semestre 2016 e não tenho acesso ao internamento no Icsm, já tendo submetido documentos a direção da mesma instituição com comprovativos de que não estou em condições se quer de pagar transporte diário em forma de atestado de pobreza até agora sem nenhuma resposta o que dificulta e muito o meu processo de aprendizagem vim por este mei pedir a vossa ajunda sendo o ministério que tutela aquela instituição para que de alguma forma permitao o acesso ai internato da mesma instituição pelo que pede

    Deferimento

    Xavier Augusto Chivangue

  11. Artur
    19 de Maio de 2016 at 10:19

    Boa tarde Sr ministra da Saude
    venho por esse meio,reclamar pela qualidade de agua consumida vilankulos cidade,na provincia de Inhambane,agua suja com residuos de ferrus,o que pelo meu conhecimento nao se pode consumir agua assim,mesmo que usar os meios de tratamento da agua do jeito que jora nas 2 a 3horas por dia em algumas zonas a agua sai suja,o que para quem usa a para o banho fica com os mesmos residuos espalhados pelo corpo,isto nao esta deixando feliz a ninguem;nhamdayeyo,nhamdayeyo,socorro,socorro.

  12. 25 de Abril de 2016 at 19:24

    Bom dia senhora ministra de saude

    A sra quando vem a provincial de Manica ‘e enganada,mentida e aldrabada pelo malandro do Director Provincial de Saude de Manica, o medico chefe acidentou com carro novo no dia 28 de Marco no dia da festa de medico,o carro ‘e de marca forde ranger cor branca…o medico chefe da provincial de manica passa a vida a beber em bares da cidade com carro de estado e a senhora nao toma medidas ate quando assim manter este bando de incopetentes na direcao da saude provincial?sentimos saudades de ivo garrido porque este senhor ja seria sancionado porque nao tem perfil para estar a ocupar uum cargo como este e o malandro do director provincial de saude manica esta sempre a defender o medico chefe provincial, se fosse um motorist a acidentar com o carro ate sera instalado um processo disciplinar para responder pelo que fez e porque nao se faz o mesmo com o medico chefe da provincial de manica(dr jaqueta)?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *